Você lidera equipes de vendas? Acha que o grupo não tem se
entendido muito bem? Quem lidera vendedores sabe muito bem que sempre há
problemas de relacionamento para serem superados, mas nem sempre é fácil
identificar e lidar eficazmente com eles.
O que muitos líderes de equipes de vendas se esquecem é que
muitas vezes, as divergências podem ser construtivas se forem identificadas e
usadas como desafios para o grupo. No entanto, muitos cuidados se devem ter ao
lidar com elas. A mais importante de todas é não permitir que o conflito se
prolongue, pois quando isso ocorre, a produtividade será, inevitavelmente,
comprometida e a moral do grupo abalada.
Para evitar que os conflitos comprometam o desempenho da
equipe, pode-se agir da seguinte forma:
1 - Identifique as causas do problema – Nem sempre os pontos
que a equipe discute é, realmente, a raiz do problema. Muitas vezes a discórdia
em sí é o resultado de acontecimentos ocorridos há muito tempo. As pessoas
tendem a valorizar o último acontecimento, que em boa parte das vezes foi apenas
a “gota d’água”;
2 - Planeje antes, aja depois – Relacione todas as
possibilidades de solução e identifique a melhor resolução possível. Tenha um
plano bem arquitetado para superar o mal estar da equipe e discuta-o antes com
seus pares. Qualquer erro será fatal para as suas pretenções. Portanto, não seja
negligente nas ações e nem confuso nas colocações.
3 - Evite tomar partido – Na condição de líder você não deve
tomar partido a menos que saiba muito bem o que está fazendo. Caso contrário,
vai correr o risco de agravar o conflito ou mesmo desagradar uma das partes. O
mais recomendado é servir de mediador envolvendo a equipe na solução do
problema. Deixe claro que a cooperação de todos para encontrar a solução é
obrigatória e rancores não serão tolerados.
4 - Encerre o assunto – assim que a situação for superada,
não permita mais que se volte a ele. Caso contrário, estará colocando “lenha na
fogueira”.
O líder comercial deve ajudar a equipe a encontrar os
caminhos alternativos para viabilizar vendas e lucros, mantendo em mente que o
futuro não ocorre por acaso e sim, com time embuído em busca de resultados
ousados, “plantado”, primeiramente, na mente de cada um e se multiplicando pelo
poder da sinergia do grupo.
Afinal de contas, já dizia Thomas J. Watson: “O homem que não
tem orgulho do seu próprio desempenho, não realiza nada para se orgulhar”.
Pense nisso e ótima semana.
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